top of page

Pulgas

FILO: Arthropoda           

CLASSE: Insecta          

ORDEM: Siphonaptera

BIOLOGIA

São conhecidas cerca de 1.100 espécies de pulgas no mundo, sendo que no Brasil ocorrem cerca de 60 espécies. Algumas são cosmopolitas, sendo encontradas em quase todas as partes do planeta. São parasitas externos sugadores de sangue de vertebrados, principalmente mamíferos, extremamente especializados a ponto de serem denominadas conforme seus hospedeiros preferenciais.
Assim sendo, as pulgas de maior importância econômico-sanitária podem assim ser relacionadas: Pulex irritans (pulga do homem), Xenopsylla cheopis (pulga do rato), Ctenocephalides canis (pulga do cachorro) e Ctenocephalides felis (pulga do gato).

​

CARACTERÍSTICAS GERAIS

São insetos de pequeno porte medindo em média de 1 a 3 milímetros, com corpos perfeitamente adaptados a transitar entre os pêlos da pele de seus hospedeiros de onde sugam sangue. Quando alimentadas as espécies com maior longevidade chegam a viver mais de 500 dias.
Como as borboletas, seu ciclo de vida passa pelo ovo, a crisálida (pupa) e adulto.

​

​

​

Ovos

Os ovos são postos no ambiente por onde o hospedeiro transita dentro ou fora do habitat humano. Passados de 2 a 16 dias da postura que pode chegar a 500 ovos, as larvas eclodem no ambiente.

Larvas

As larvas levam de 12 a 30 dias em média para se transformar em crisálidas. Durante este período, alimentam-se principalmente de sangue seco, existente nas fezes das pulgas adultas

Pulgas Adultas:

Os ovos são postos no ambiente por onde o hospedeiro transita dentro ou fora do habitat humano. Passados de 2 a 16 dias da postura que pode chegar a 500 ovos, as larvas eclodem no ambiente.

Importância Econômico-Sanitária

É a espécie de mais difícil controle por seu alto potencial reprodutivo, longo tempo de convivência com o homem e proximidade à fonte de alimentação, o que resultou numa tolerância a diversos inseticidas. Praga domiciliar, comum em cozinhas e restaurantes. Medem entre 10 e 15 mm de comprimento e preferem temperatura em torno de 30º C. A fêmea gera de 4 a 8 ootecas que carrega durante quase todo o período de incubação dos ovos, as ninfas levam em média 36 dias para completarem seu desenvolvimento e passarem de ovo à adulta; sua ooteca é a que mais abriga ovos (de 30 a 40) e apresentam tempo médio de vida de 300 dias. Os machos são mais finos e com asas menores que o abdômen e as fêmeas com asas maiores, ambos com 2 faixas pretas longitudinais no pronoto. Resiste em média 30 dias sem alimento, e 15 dias sem água, escondida e protegida até que possa sair em segurança.

Metodologia
de Controle

Controle químico:

a) Aspiração com equipamento eletrodoméstico principalmente em frestas e fendas das superfícies horizontais e verticais, visando a remoção de ovos colocados por esses animais.

​

b) Após a aspiração será executado o controle químico utilizando inseticida líquido de ação residual em áreas de abrigo e permanência (paredes e pisos) desses animais. 

​

c) O controle de pulgas é executado em duas etapas com intervalo de 15 dias, ou seja serão feitas duas visitas contemplando os procedimentos descritos acima.

bottom of page